Semed/Oeiras promove visita técnica ao município com melhor Educação Pública do Brasil

Gestores de escolas municipais de Oeiras estiveram nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, em Sobral-CE, município com a melhor Educação Pública do Brasil. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diretores de todas as escolas da cidade participaram de um seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral.

Ministrado pelo professor Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral, o seminário apresentou aos gestores escolares a trajetória educacional do município nos últimos 20 anos. Os diretores oeirenses também participaram de uma visita técnica à sede da Secretaria da Educação de Sobral e conheceram a Escola Emílio Sendim, que detém a maior nota do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Todos os dirigentes municipais e prefeitos de Sobral mantiveram a mesma política pública educacional. Temos aqui uma manutenção de políticas públicas em áreas prioritárias, como a Educação”, destaca Herbert Lima, no seminário que reuniu profissionais de educação de diversos estados brasileiros.

A professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, pontua que a visita à Sobral possibilita aos gestores oeirenses a compreensão de novas experiências no setor. “O propósito é motivar nossos gestores de escolas a conhecer outras realidades, de preferência, realidades exitosas de educação. Através das trocas de experiências, a gente aprende muito e observando uma experiência que é premiada e reconhecida nacionalmente é possível fazer mais”, avalia a secretária.

“Dentro de uma complexidade muito maior que a nossa, eles conseguiram fazer com que a educação crescesse, se desenvolvesse, fazendo diferente, monitorando, acompanhando, e de fato ensinando a ler e escrever, principal pressuposto da educação. Vimos lá também que não existe uma receita pronta, existe a simplicidade no fazer, mas um fazer de forma responsável, focado sempre nos resultados”, acrescenta Tiana.

A secretária adianta que algumas das ações estabelecidas em Sobral serão adaptadas e assimiladas pela rede municipal de Oeiras. “Pretendemos aprimorar os reforços escolares, torná-los mais intensos, tanto no ciclo alfabetizador, como no 5º ano, no 7º e 9º ano. Pretendemos também adotar a forma de valorização dos professores, como eles trabalham, através da meritocracia. São coisas que nós já podemos colocar em prática agora”, avalia Tiana Tapety, informando que outra equipe de profissionais da Semed deve, em breve, realizar novas visitas técnicas a municípios com experiências exitosas em educação.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *